terça-feira, 26 de junho de 2012

TUBO DE ENSAIO - Ciência, vida e poesia



Acontece em 1º de Julho, domingo, sete da noite no teatro de bolso do Mercado Municipal o lançamento do projeto Tubo de Ensaio.
Tubo de Ensaio – Ciência, vida e poesia – é uma série de TV com 12 episódios, em formato documental. O programa apresenta o que tem sido proposto e pesquisado por cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dando ênfase aos resultados técnico e prático, mas também, de forma inovadora, considerando algo que é tão importante quanto a pesquisa cientifica, o próprio ser cientista.
De forma direta esta é a função do programa “tubo de ensaio”: deixar que o conhecimento siga seu destino, não fechar-se em si. A troca proporcionada pelo encontro entre ciência e arte acontece nos três principais campos do conhecimento [humano,biomédico e exato], o que enriquece em muito as discussões sobre o presente, passado e futuro da sociedade e os reflexos de suas ações. É necessário que saibamos o quanto a ciência tem a contribuir, não apenas como sociedade enquanto conhecimento, mas também como ativo modificador da realidade cultural e artística da cidade.
De forma poética, humana e partindo de estéticas menos convencionais, o programa propõe abordar o ser humano cientista como aquele ser que pensa não apenas tecnicamente, mas também filosófica, artística e socialmente.
Registrar de forma documental foi deixar a história construir-se por si. Que os elementos surgissem de forma limpa e natural, abrindo possibilidades para resultados muito menos esperados. O acaso, principal elemento da arte e, por que não dizer, parte considerável dentro da construção cientifica.
A ciência em forma de pesquisa, a vida em forma de pesquisador, a poesia recitada pelas lentes da câmera.

TUBO DE ENSAIO
entrevistados:
profª. drª. beatriz r. soares; prof. dr. alberto martins; prof. dr. guimes r. filho; prof. dr. eduardo takarashi; prof. dr. alcimar b. soares; prof. dr. joão marcos alem; profª. drª. sandra a. de amo; prof. dr. antonio eduardo; prof. dr. carlos henrique; profª. drª. elise b. mendes; prof. dr. kleber del claro; prof. dr. julio penna; profª. drª. luciana arslan.

ficha técnica:
carlos segundo [direção e fotografia]
paulo dos santos [direção e produção]
umberto tavares [apresentação e produção].
guimarães lobo [comunicação]

Serviço:
Lançamento: Projeto Tubo de Ensaio – Ciência, Vida e Poesia – Vídeo Documental.
Local: Teatro de Bolso do Mercado Municipal
Data: 01 de julho de 2012 (domingo)
Horário:19 horas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário